Home » Eventos » Nota de pesar falecimento Prof. Antonio Candido

Nota de pesar falecimento Prof. Antonio Candido

NOTA DE PESAR

O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília – Póslit manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. Antonio Candido. Sua atuação intelectual foi de grande relevância para os estudos literários e sociológicos no Brasil.

* NOTA DE PESAR *

O grupo de pesquisa “Literatura e modernidade periférica” do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília externa imenso pesar pelo falecimento de Antonio Candido na madrugada desta sexta-feira (12-05-217).

Sua obra e seu ensinamento permanecerão. Antonio Candido nos ensinou a pensar a literatura brasileira, sua qualidade universal. Nas interpretações que realizou sobre Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e tantos outros, ensinou-nos a pensar o Brasil e a ver o mundo.

O nosso grupo de pesquisa originou-se das leituras e discussões que fazíamos (e fazemos) sobre Antonio Candido. Seu ensaio “Dialética da malandragem” sobre Memórias de um Sargento de Milícias, sobre a desordem à brasileira, sobre as faces e os disfarces da ordem, contém ainda, e infelizmente, os dados que nos permitem pensar e resistir os tempos outra vez pesados em que vivemos.

Com Antonio Candido se vai o método e a lucidez que, entretanto, é preciso preservar.