Home » Pesquisa Pós-Doutoral

Pesquisa Pós-Doutoral

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA

EDITAL 01/2017

 

SELEÇÃO DE CANDIDATO À VAGA DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO (PNPD) CAPES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA – PÓSLIT

 

  1. PREÂMBULO

 

  • – O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento de vaga de Pesquisador em nível de Pós-doutoramento do Programa Nacional de Pós- doutoramento CAPES (PNPD/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Literatura.

 

  • – Informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica poslit.unb.br e na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Literatura, no endereço citado no item 3.1.

 

  • – O Edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Literatura, em sua 263ª reunião, realizada no dia 19 de abril de 2017.

 

2.  DO NÚMERO DE VAGAS

 

  • – Será oferecida 01 (uma) vaga para Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutoramento, de acordo com o regulamento e as disposições apresentadas pela CAPES no sítio http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/2190, bem como a Portaria n. 086, de 03 de julho de 2013, daquela agência.

 

3.  DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

 

  • – As inscrições para o processo seletivo de candidatos a bolsa de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura poderão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, por procurador devidamente constituído ou, preferencialmente, via eletrônica para o e-mail: unb@gmail.com no período de 20/04/2017 até às 24:00h do dia 30/04/2017.

No caso de inscrição presencial, no horário de inscrição será das 9h às 11h e das 14h às 17h, no seguinte endereço: Universidade de Brasília, Coordenação de Pós- Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas – ICC (Minhocão) Ala Sul – Sobreloja sala B1 012– Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília – DF – CEP70910-900.

No caso de inscrição on line o candidato deve documentar, conforme previsto neste edital, sua inscrição.

Os resultados das etapas da seleção serão divulgados no site do Póslit: www.poslit.unb.br.

 

 

  • – Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos possuidores do título de doutor, desde que sigam as especificações da Portaria mencionada no item 2.1do presente edital.

 

  • – No ato da inscrição, deverão ser entregues os seguintes documentos, sendo que, para inscrição via e-mail, a documentação deve ser anexada em um único documento em formato PDF:

 

  1. Ficha de inscrição disponível no site no Anexo II deste edital, com a indicação da modalidade de inscrição, indicação do supervisor proposto e da linha de pesquisa a qual a candidatura se filia, conforme relação disponível no site do Póslit: poslit.unb.br e em consonância com a Portaria CAPES n. 086, de 03 de julho de 2013, disponível no sítio http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/2190 ;

 

  1. Carta de aceite de Professor do quadro Permanente do Póslit, conforme Anexo I deste edital;

 

  1. Síntese de Projeto de Pesquisa entre 5000 e 3000 palavras, incluindo referências, fonte Arial Narrow, corpo 12, justificada, em (uma) via impressa (para inscrição feita de forma presencial) e 1 (uma) via eletrônica para TODAS as inscrições. A Síntese de Projeto de Pesquisa deve estar vinculada, obrigatoriamente, a uma das linhas de pesquisa do PPGL e nela deve constar a indicação do supervisor proposto. É preciso seguir o modelo de proposta, conforme Anexo III deste edital;

 

  1. Plano de atividades individual para o cronograma de concessão da bolsa, observando os prazos dispostos na Portaria n. 086, de 03 de julho de 2013, ou seja, 12 meses. O documento deve constar como anexo da Síntese de Projeto de Pesquisa, sem a computação de caracteres e palavras.

 

  1. Currículo Lattes atualizado com produção nos últimos quatro anos, em versão .rtf. Os candidatos devem apresentar uma versão impressa (inscrições presenciais) e uma versão on line, nos casos de inscrição on line. Currículo Lattes disponível para preenchimento no endereço: http://lattes.cnpq.br.

 

Deverão ser anexados comprovantes da produção em P1, conforme Quadro I deste edital, dos anos de 2013 a 2016/2017, conforme currículo. Recomenda-se que no Currículo Lattes conste um endereço de e-mail válido.

No caso de livros e capítulos de livros anexar: capa, ficha cartográfica, corpo editorial, página inicial e página final da produção.

 

  1. Cópia do diploma de doutorado com validade no Brasil. Documentos em língua estrangeira deverão ser acompanhados de tradução para o Português do Brasil.

 

  1. Cópia de documento de identidade, cópia de CPF, cópia do Título de Eleitor e do comprovante da última votação e Certificado de Reservista, quando couber (exceto para estrangeiros).

 

 

  • – Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção apenas os candidatos que apresentem a documentação exigida dentro do prazo previsto no item 7.1 do presente Edital.

 

  • – O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza civil e criminalmente pela veracidade de todas as informações prestadas.

 

 

 

4.  DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

  • – O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

 

4.1.1 – AVALIAÇÃO da Carta de aceite de Professor do quadro Permanente do Póslit e da Síntese de Projeto de Pesquisa;

 

 

4.1.2 – PROVA DE TÍTULOS: Avaliação da produção em P1 do candidato, conforme Quadro I, Anexo IV deste edital, em conformidade com as deliberações do documento de área de Letras CNPq nos últimos quatro anos, ou seja, de 2013 a 2016/2017.

 

 

 

5.  DA FORMA DE AVALIAÇÃO

 

  • AVALIAÇÃO DA SÍNTESE DE PROJETO DE PESQUISA: Esta etapa é eliminatória e classificatória com nota mínima de 7,0. A avaliação será feita pela banca examinadora. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que alcançarem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos. A esta etapa será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. A etapa será avaliada conforme os critérios e valores abaixo:

 

  1. Viabilidade e compatibilidade com as linhas de pesquisa do PPGL e do orientador proposto – 2,0 (dois);
  2. Compreensão e domínio dos temas, tópicos e conceitos envolvidos na proposta de pesquisa – 2,0(dois);
  3. Capacidade de pensamento autônomo e crítico – 2,0(dois);
  4. Capacidade de redação clara e consistente – 2,0(dois);
  5. Compatibilidade e adequação da produção em P1 e da síntese de projeto de pesquisa com a linha de pesquisa almejada na seleção- 2,0(dois).

 

  • – PROVA DE TÍTULOS: Esta etapa é classificatória. Avaliação de produção em P1, conforme Quadro que segue com pontuação de 5 (cinco) pontos para cada item da produção apresentada, conforme quadro:

 

Quadro I – ANEXO IV

PRODUÇÃO

 

QUANTIDADE X 5 TOTAL DE PONTOS
PUBLICAÇÃO DE LIVRO AUTORAL COM CORPO EDITORAL

 

PUBLICAÇÃO DE CAPITULOS DE LIVRO COM CORPO EDITORAL

 

PUBLICAÇÃO DE COLETÂNEAS COMO ORGANIZADOR COM CORPO EDITORAL

 

ARTIGOS EM PERÍODICOS: A1, A2, B1, B2

 

Total geral de pontos

 

 

6.  DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

  • – A nota final de cada candidato, estabelecida pela Comissão de Seleção, será:

 

6.1.1 – A soma simples dos resultados obtidos no item 5.1.1 e 5.1.2.

 

 

  • – Serão considerados desclassificados os candidatos que não alcançarem, no mínimo, a nota final 7,0 (sete) no item 5.1.1.deste edital.

 

  • – A classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem decrescente das notas finais dos candidatos após classificação final.

 

 

  • – Os candidatos serão selecionados por ordem decrescente de classificação até ser preenchido o número de vagas oferecidas.

 

  • – Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes outros candidatos aprovados, sendo respeitada a ordem de classificação.

 

  • – Em caso de empate, os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem:

 

  1. Primeiro critério de desempate: maior nota final obtida no item 5.1.1;

 

  1. Segundo critério de desempate: maior nota final obtida no item 5.1.2;

 

 

  1. Terceiro critério de desempate: candidato mais idoso.

 

 

7.  DO CRONOGRAMA

 

  • – As datas e horários de realização das inscrições e sua homologação, das etapas do processo seletivo, bem como da divulgação dos respectivos resultados, constam no quadro II abaixo:

 

 

 

 

Quadro II

 

DATA ETAPA
20/04/201 a 30/04/201 Período de inscrições
02/05/2017 Divulgação da homologação das inscrições
03/05/2017 Resultado da avaliação da síntese de projeto de pesquisa
04/05/201 Resultado da avaliação de títulos
05/05/2017 Resultado final da seleção
06/05/2017 a  09/05/2017 Implementação da Bolsa do PNPD/CAPES

 

  • A divulgação dos resultados de todas as etapas será afixada no local indicado no item 3.1 e no endereço eletrônico poslit.unb.br.

 

 

8.  DOS RECURSOS

 

  • Requerimento de reconsideração e de recursos, estes somente por vício de forma, serão acolhidos se interpostos no prazo de 2 (dois) dias úteis a partir da divulgação dos resultados e deverão obrigatoriamente ser apresentados em duas(2)vias de igual teor do formulário padrão denominado

 

“Requerimento de Reconsideração ou Recursos em Processo Seletivo para ingresso em Cursos de Pós-Graduação”, disponível na página http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/croforedi.html e na Secretaria do Programa.

 

  • Do resultado final só serão cabíveis recursos ao Colegiado do Programa e ao Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação na hipótese de vício de forma, até dez (10) dias úteis após a divulgação dos Resultados Finais, como previsto no Regimento Geral da Universidade de Brasília, Artigo 61.

 

  • – Os requerimentos de reconsideração e de recursos dirigidos ao Colegiado do Programa de Pós- Graduação deverão ser apresentados pelo candidato PESSOALMENTE ou por representante legal no endereço indicado no item 3.1 deste edital.

 

  • – Os recursos dirigidos à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação deverão ser apresentados pelo candidato, ou por seu representante legal, no Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, prédio da Reitoria da UnB, sala B2-39, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília/DF.

 

 

 

9.  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

  • Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:

 

  • Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção.
  • Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.
  • Não confirmar a sua participação no Programa, na data especificada neste edital, no caso de ser selecionado.

 

  • A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na Secretaria do Programa por um período de até (3) três meses após divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato providenciar envelope, endereçado e pagamento das taxas postais para sua devolução via correio ou recolher pessoalmente sua documentação.

 

  • Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, pelo Colegiado do Programa de Pós- Graduação e pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação de acordo com o Regulamento do Programa e a resolução do CEPE 091/2004, conforme suas competências.

 

  • Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados na Secretaria do Programa, no endereço citado no item 3.1 e na página eletrônica poslit.unb.br.

 

  • Ao inscrever-se no processo seletivo o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação em Literatura, no qual desenvolverá a pesquisa de Pós-Doutorado e, naturalmente, as determinações da Portaria CAPES n. 086, de 03 de julho de 2013, disponível no sítio http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/2190 .

 

 

 

 

 

 

Brasília, 19 de abril de 2017.

 

 

Prof. Dr. Danglei de Castro Pereira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura Departamento de Teoria Literária e Literaturas Instituto de Letras

Universidade de Brasília

 

 

 

 

 

 

X

Pin It on Pinterest

X