Home » Doutorados Sanduíche e Projetos internacionais

Doutorados Sanduíche e Projetos internacionais

Doutorado sanduíche

LIGIA GONÇALVES DINIZ

  1. Instituição no exterior: Stanford University, Califórnia, EUA
  1. Orientador no Brasil: Robson Coelho Tinoco; Co-orientador no exterior: Hans Ulrich Gumbrecht
  1. Título da tese: “Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária”

Resumo: Esta tese propõe um modo de ler literatura que se concentra na possibilidade de mobilização dos afetos, e a inserção somática do leitor no mundo das coisas, via imaginação. Como dimensão híbrida da consciência, a imaginação é a potência que, disparada pelo texto literário, insere o corpo do leitor na experiência viva da leitura, que, de outro modo, se reduziria à produção de sentido, com toda a energia do texto e do leitor se convertendo em reflexão.

  1. Data de ida: 01/09/2014; data de retorno: 30/11/2015

POLLYANA DOS SANTOS

  1. Instituição no exterior: Universidade de Cabo Verde
  2. Orientadora: Sara Almarza, Coorientador estrangeiro: Manuel Brito-Semedo
  3. A formação da identidade cabo-verdiana na obra de Germano Almeida.

Resumo: Minha pesquisa procura investigar a representação que o escritor cabo-verdiano Germano Almeida faz sobre a formação da identidade de seu país no período pós-colonial, bem como, analisar as marcas na literatura do Arquipélago que evidenciem a maneira como os cabo-verdianos se veem.

  1. Ida 28 de maio de 2015 – Volta 21 de maio de 2016.

ROGERIO MAX CANEDO DA SILVA

  1. Instituição no exterior: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Portugal.
  2. Nome do orientador (UnB): Prof. Dr. Edvaldo A. Bergamo

             Nome do supervisor (FL/UL): Prof. Dra. Ana Mafalda Leite

  1. Título da pesquisa: O romance histórico da colonização: a figuração artística transgressiva do passado em O tetraneto del-Rei, de Haroldo Maranhão, A gloriosa família, de Pepetela e As naus, de António Lobo Antunes

Resumo: O pesquisador Rogério Max Canedo Silva desenvolveu uma profícua pesquisa de referências bibliográficas na Universidade de Lisboa, mais detidamente na Faculdade de Letras, onde contou com os serviços disponíveis na Biblioteca da Instituição, além de participar em eventos acadêmicos na mesma Universidade e na Universidade de Coimbra, Portugal.

  1. Data de início (ida): 15 de agosto d 2015

Data de término (retorno): 15 de fevereiro de 2016

LUDIMILA MOREIRA MENEZES

  1. Instituição no exterior: na Université Paris IV Sorbonne
  2. Nome do orientador/UnB/Doutorado: Piero Eyben. Co-orientador no exterior: José Leonardo Tonus
  3. Nome da pesquisa: Dos Riscos e Miasmas: os apelos de um texto pensamento em Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso.

Resumo: Crônica da casa assassinada, em sua estrutura e plasticidade, composto em linguagem incansável de longos apelos, traz em suas potências anti-humanistas e malditas uma força outra que a da literatura brasileira consagrada em compêndios escolares e cânones que almejam a redenção do humano.

  1. Data de ida e de retorno: 08/03/2014 à 22/09/

________________________

Mestrado e Doutorado Internacional – UnB/Université de Nantes/Université de Aveiro

(Protocolo em construção visando mobilidade e reciprocidade e a tripla diplomação)

Processo seletivo especial compartilhado: previsto para o primeiro semestre de 2017

A ação é decorrência de negociações entre os pesquisadores que formaram a rede PICNAC –programa de investigação científica, já com quatro anos de atuações conjuntas na França , em Portugal e no Brasil,  que visa por culminância estabelecer um curso internacional de referência no campo da pesquisa e da formação de formadores na área de conhecimento em que atuam, pelas universidades dos três países que formam a rede.

Baseia-se especialmente na Nova Resolução do DPP que regulamenta os Programas de Pós-graduação da UnB (em curso de aprovação nas instâncias oficiais), da qual se destaca o artigo abaixo, relativo ao teor da viagem técnica, a saber:

Art. 7º. A Universidade de Brasília poderá promover Programas de Pós-Graduação Internacionais, em associação com instituições estrangeiras congêneres, visando ao desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa e formação.

Parágrafo único. Os Programas de Pós-Graduação Internacionais deverão ser regidos por regulamento próprio, previsto em convênio entre a Universidade de Brasília e a Instituição estrangeira congênere, com detalhamento das atividades de pesquisa e formação.

X

Pin It on Pinterest

X