Home » Conheça o Programa

Conheça o Programa

Objetivos e breve histórico

O Programa de Pós-Graduação em Literatura -PÓSLIT- UnB/TEL/IL  tem por objetivos:

  1. promover a competência científica, contribuindo para a formação de docentes, pesquisadores e outros profissionais de alto nível;
  2. promover pesquisas e reflexões sobre as relações entre Literatura e práticas sociais e sobre a produção e recepção da Literatura como prática social;
  3. estudar as tendências estéticas e abordagens teóricas da Literatura, incluindo a produção contemporânea, especialmente nos seguintes aspectos:a representação dos conflitos e choques culturais; a representação de grupos marginais;a relação da Literatura com outras artes e com outras áreas do saber; a relação entre a produção literária dos países periféricos e a hegemônica econômica e cultural dos países centrais; as relações entre historiografia literária e ideologia;
  4. problematização do sujeito pós-moderno na representação literária;
  5. estudar as transformações do conceito de Literatura, incluindo a relações entre a produção contemporânea e o cânone ocidental e oriental;
  6. promover a integração da Pós-Graduação com a Graduação;
  7. promover ações culturais e educacionais em consonância com as reflexões resultantes das pesquisas.                                                                                                                                                                                                                          Criado em 1975 ( documentos históricos disponíveis na Revista Cerrados– vl.14 no. 19 de 2005 http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/issue/view/1077o Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB,  o mais bem pontuado Programa do Centro-oeste em sua área de conhecimento  pela Capes,  vem confirmando seu compromisso de adaptar-se às condições contemporâneas de geração e disseminação do saber com inserção regional, nacional e internacional significativas. Isto se comprova, principalmente, pelo caráter inter e transdisciplinar da pesquisa e do ensino desenvolvido pelo Programa, cuja área de concentração intitula-se Literatura e Práticas Sociais e oferece pesquisas em cinco frentes denominadas Linhas de Pesquisa, a saber :
   Crítica Literária Dialética
   Estudos Literários Comparados
   Literatura e Outras Artes
   Representação na Literatura Contemporânea
   Textualidades: da leitura à Escrita

(No Menu ‘Docente’ o link ‘Linhas de pesquisa’ apresenta os professores de cada Linha com os respectivos eixos de interesse.)

Em 2015 o Póslit completou 40 anos de atividades ininterruptas pela pesquisa em Literatura no País, e, sobretudo no agora quadriênio em curso tem se empenhado em pensar metas de incremento à qualidade a partir da área de concentração ‘Literatura e práticas sociais’ com ações ativas nas cinco Linhas de pesquisa que desenvolve. Para 2015 projetou-se a realização de atividades específicas em cada Linha, que é coordenada por um docente eleito por seus pares. Tais atividades contemplaram a avaliação de desempenho interno , bem como a divulgação dos produtos  -dissertações, teses, ensaios e outros- desenvolvidos no âmbito de cada uma, por meio de seminários. Cabe ressaltar que a organicidade estrutural vem sendo mantida , visto cada docente representante ser membro da Comissão de Pós-Graduação.

Nos últimos anos, desde 2005, o Póslit funciona por um Regulamento que propicia um fluxo acadêmico mais ágil. O número de créditos mínimos exigidos para o mestrado e doutorado, é hoje, respectivamente, de 16 e 24 créditos, substituindo a configuração que vigorou, por 30 anos, até o ano de 2005 (que exigia o dobro de créditos). Essa modificação foi empreendida em consonância com a Resolução do CEPE 91/2004 que indica o número de créditos mínimo para os cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília.

Quanto aos Grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq, estão diretamente ligados às Linhas, havendo a integração entre pós-graduação e graduação por intermédio do Programa de Iniciação Científica e a oferta de disciplinas de Estágio docente .  Por meio da atuação orientada dos doutorandos nessas disciplinas o vínculo dos níveis acadêmicos é demonstrado,  incentivando a formação dos jovens pesquisadores.

Pontos característicos e de destaque do Póslit-UnB

  • O Programa tem atuado de maneira efetiva  na região centro-oeste buscando a integração dos programas de pós-graduação da região. Lembramos que pela primeira vez desde sua criação a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística -ANPOLL teve uma diretoria do centro-oeste na gestão 2006/2008, tendo como presidente o então coordenador do programa professor Rogério Lima e como tesoureiro o Chefe de Departamento à época, professor André Luís Gomes que, por sua vez,  foi eleito para a coordenação Programa para a  gestão 2011/2012. A representação trouxe muitos benefícios e visibilidade para o Programa, que tem se empenhado , desde então,  em fazer jus a essa responsabilidade nucleadora, já tendo contribuído para criação da Rede CO2.
  • Para o suporte acadêmico-administrativo o Programa contemplou em seu Regulamento a função de vice-coordenador, cargo já ocupado pela professora Sylvia Cyntrão, a atual coordenadora. 
  • Visando organicidade, com ênfase em atividades coletivas, o Póslit tem contribuído para que os resultados parciais das pesquisas tenham presença e influência já na própria comunidade do Programa, e têm dado ao Programa o caráter de referência –em nível nacional e internacional – em determinadas abordagens dos estudos literários na contemporaneidade. Uma otimização do trabalho em processo não silencioso, mas explícito e público tem sido intensificado pela realização de eventos, com a presença de conceituados pesquisadores de outras instituições, como a Sorbonne, a Universidade Rennes II, a Universidade La Rochelle, a Universidade de Poitiers (França), a Universidade da Ilha da Madeira (Portugal), a Universidade de Cracóvia (Polônia) , a Universidade Metropolitana de Ciências de la Educacion do Chile, a USP, a UFMT, a UFG e a UFGD.
  • Desde 2013 o Programa encaminhou o projeto do ‘Fórum Permanente dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras’, aprovado pelo Conselho do Instituto e implantado pela Direção  em 2014, tendo como membros natos a direção do IL, os coordenadores e vice-coordenadores dos Programas. Com o objetivo de debater transversalmente experiências exitosas e fragilidades a serem corrigidas, sete reuniões intensivas já foram realizadas para esse fim, uma delas ampliada a todo o corpo docente, discente e técnico-administrativo com a presença do Prof. Demerval da Hora, que propiciou correções de rumo e a inspiração ao crescimento qualitativo.
  • Todos os aspectos mencionados têm contribuído para que o Programa consolide um perfil amadurecido, coerente e dinâmico, em que a segurança da maturidade possibilite diálogos críticos com outras áreas de conhecimento e inovações diversas, como foi a criação dos oito (8) Laboratórios de pesquisa vinculados aos Grupos, cada qual com seu espaço físico próprio. 

Coordenadores do programa- de 1996 a 2016

  • Hermenegildo Bastos – Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada – 1996-1998 e 2001-2003
  • Rogério da Silva Lima – Doutor em Ciência da Literatura – 2003-2005 e 2005-2007.
  • João Vianney C. Nuto – Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – 2007-2009 e 2009-2011.
  • André Luís Gomes – Doutor em Literatura Brasileira – 2011-2013.
  • Piero L. Zanetti Eyben – Doutor em Teoria Literária e Literatura – 2013-2015.
  • Sylvia Helena Cyntrão – Doutora em Literatura Brasileira – 2015-…

X

Pin It on Pinterest

X