Crítica Literária Dialética

Estudo do processo histórico de autonomização da arte; a dialética entre autonomia e heteronomia; a historicidade dos gêneros literários; a forma artística reveladora do sentido das contradições sociais; o realismo e sua atualidade; os principais críticos dialéticos; a história e crítica literária dialética na América Latina: o universal e o local na criação literária; literatura nacional e literatura traduzida; tradução e sistema literário; a relação entre arte e política; a função social da crítica.


Estudos Literários Comparados

Estudo da literatura como um discurso de fronteiras abertas, que se (re)constitui continuamente, por meio do contato e influências mútuas de outros discursos, que se baseiam na perspectiva comparatista entre literaturas (autores, períodos, gêneros e línguas diversas). Diálogos entre a literatura e outras formas discursivas (artísticas ou não); as humanidades (história, filosofia, psicanálise, linguagens); e a memória. Linha de caráter interdisciplinar, que concebe o literário enquanto potencial de relações e conexões com o mundo, suas éticas e práxis.


Literatura e Outras Artes

A linha de pesquisa apresenta-se como espaço reflexivo para o estudo dos aspectos críticos e teóricos associados à literatura, às demais práticas artísticas e aos estudos intermidáticos, compreendendo sua criação, os procedimentos de produção das poéticas em diferentes suportes, incluindo a oralidade, sua recepção e seu ensino, a partir de concepções estéticas transversais, concernentes aos diferentes contextos históricos. Pesquisadores da linha têm se voltado igualmente a estudos ligados a práticas inclusivas, tais como a acessibilidade de público às diferentes manifestações artísticas.


Representação na Literatura Contemporânea

Estudo das representações e autorrepresentações de diferentes grupos sociais, em particular os marginalizados, nas diversas formas contemporâneas de expressão literária, com enfoque sobre os problemas relativos ao lugar da fala e atenção às especificidades dos discursos.


Poéticas e políticas do texto

A gênese e recepção do texto a partir da problemática da temporalidade e de seus deslocamentos nas diferentes produções da textualidade. Teorias e práticas da linguagem e leitura e as suas consequências éticas, estéticas e políticas.


A relação por Linha dos Docentes, com os respectivos Currículos Lattes, encontra-se no menu Docentes.