1. Crítica Literária Dialética
1. Crítica Literária Dialética |
Promover pesquisas que visem estudar o processo histórico de autonomização da arte; a dialética entre autonomia e heteronomia; a historicidade dos gêneros literários; a forma artística reveladora do sentido das contradições sociais; o realismo e sua atualidade; os principais críticos dialéticos; a história e crítica literária dialética na América Latina: o universal e o local na criação literária; literatura nacional e literatura traduzida; tradução e sistema literário; a relação entre arte e política; a função social da crítica. |
DOCENTE |
EIXO DE INTERESSE |
NÍVEL |
Alexandre Simões Pilati |
Poesia brasileira moderna e contemporânea sob perspectiva crítica formativa |
M/D |
Ana Laura dos Reis Corrêa |
Atualidade e problemas do realismo na literatura |
M/D |
Ana Aguiar Cotrim |
Questões filosóficas sobre forma literária e efeito artístico: de Aristóteles a Lukács |
M |
Daniele dos Santos Rosa |
Forma literária e perspectiva histórica na América Latina |
M |
Edvaldo Bergamo |
O romance histórico ontem e hoje
|
M/D |
Germana Henriques Pereira de Sousa |
História da tradução e formação da literatura brasileira |
M/D |
Wilson José Flores Junior |
Literatura, ensaio e materialismo dialético |
M/D |
2. Estudos Literários Comparados
2. Estudos Literários Comparados |
Teorias da literatura comparada. Intersecções entre literaturas de diferentes comunidades linguísticas e culturais. |
DOCENTE |
EIXO DE INTERESSE |
NÍVEL |
Alexandre Simões Pilati |
Poesia brasileira moderna e contemporânea sob perspectiva crítica formativa |
M/D |
Ana Helena Rossi |
Paradigmas da tradução (literária e poética): perspectivas epistemológicas. |
M |
Ana Paula Aparecida Caixeta |
Estética e Epistemologia do romance |
M/D |
Augusto Rodrigues da Silva Jr. |
Crítica polifônica: tanatografia e dialogismo |
M/D |
Cíntia Carla Moreira Schwantes |
Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa e língua inglesa |
M/D |
Elizabeth de Andrade Lima Hazin |
Criação e intertextualidade em Osman Lins |
M/D |
Gilson Charles dos Santos |
Tradução e comentários de textos latinos |
M |
Henryk Siewierski |
Estudos de tradução |
M/D |
João Vianney Cavalcanti Nuto |
Literatura, dialogismo e carnavalização |
M/D |
José Luiz Martínez |
Retórica e Literatura |
M/D |
Junia Regina de Faria Barreto |
Entre literatura(s) e outros saberes – psicanálise, filosofia, história e tradução: olhar as marginalidades e o estranho |
M/D |
Maria Isabel Edom Pires |
Trânsitos migratórios |
M/D |
Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha |
Tradução e comentário de prosa grega antiga |
M/D |
3. Literatura e Outras Artes
3. Literatura e Outras Artes |
Estudos sobre literatura e as demais manifestações artísticas, em processos de intersemiose, hibridação, dialogismo e intermidialidade. |
DOCENTE |
EIXO DE INTERESSE |
NÍVEL |
André Luís Gomes |
Dramaturgia, Teatro e outras mídias |
M/D |
Augusto Rodrigues da Silva Jr. |
Performance e literatura de campo: oralidade e mídia |
M/D |
Elga Pérez Laborde |
Nexo intertextual entre as artes |
M/D |
Erivelto da Rocha Carvalho |
Relações intertextuais no quadro das literaturas hispânicas |
M/D |
Juliana Estanislau de Ataíde Montovani |
Literatura e imagem: diálogos, interações e interferências possíveis |
M |
Junia Regina de Faria Barreto |
Diferença, desvios e desviantes nas intersecções entre a Literatura, outras Artes e Mídias |
M/D |
Maria da Glória Magalhães Reis |
Práticas teatrais e texto dramático na formação do professor de Línguas e Literaturas |
M/D |
Ricardo Araújo |
Literatura e criptografia |
M/D |
Robson Coelho Tinoco |
Literatura, música e(m) canção: do modernismo ao pós-modernismo |
M/D |
Sidney Barbosa |
Relações entre literatura e outras artes |
M/D |
Sylvia Helena Cyntrão |
Poemas e letras poéticas contemporâneas |
M/D |
4. Representação na Literatura Contemporânea
4. Representação na Literatura Contemporânea |
Estudo das representações e autorrepresentações de diferentes grupos sociais, em particular os marginalizados, nas diversas formas contemporâneas de expressão literária, com enfoque sobre os problemas relativos ao lugar da fala e atenção às especificidades dos discursos. |
DOCENTE |
EIXO DE INTERESSE |
NÍVEL |
Ana Cláudia da Silva |
Literatura e Marginalidade |
M |
Anderson Luís Nunes da Mata |
Estudos sobre o campo literário na literatura contemporâneaRepresentação: o conceito, o processo e o efeito |
M |
Cíntia Carla Moreira Schwantes |
Representação de gênero e estudos pós-coloniais |
M/D |
Cláudio Roberto Vieira Braga |
Literatura e mobilidade humana |
M |
Maria Isabel Edom Pires |
Trânsitos migratórios |
M/D |
Paulo César Thomaz |
Literatura e política: figurações da violênciaA reformulação do literário na narrativa latino-americana contemporânea |
M/D |
Paulo Petronilo Correia |
Representaçao de sujeitas, sujeitos pretos, gays e subalternxs na Literatura Contemporânea: Feminismo negro, performances pretas, processo de enegrecimento da Literatura. A escrita de si como Narrativa, numa perspectiva decolonial. Gênero. Teoria Queer e dispositivos de racialidade. Estudos étnicos-raciais e outros marcadores sociais da Diferença. |
M/D |
Pedro Mandagará Ribeiro |
Literatura indígena: escritas, ecologias, ontologias, oralidades, resistências |
M |
Regina Dalcastagnè |
Representação e autorrepresentação de grupos marginalizados na literatura brasileira contemporânea |
M/D |
Sara Almarza |
Os diversos suportes mnêmicos: do local ao globalExílios e identidades |
M/D |
Virginia Maria Vasconcelos Leal |
Estudos da representação de gênero e da diversidade sexual na literatura brasileira contemporânea |
M/D |
5 - Poéticas e políticas do texto
5 - Poéticas e políticas do texto |
A gênese e recepção do texto a partir da problemática da temporalidade e de seus deslocamentos nas diferentes produções da textualidade. Teorias e práticas da linguagem e leitura e as suas consequências éticas, estéticas e políticas.
|
DOCENTE |
EIXO DE INTERESSE |
NÍVEL |
Adriana de Fátima Alexandrio Lima Barbosa
|
Literatura de autoria de mulheres: história e ensino.
Reconstruir a história da literatura brasileira para que as obras escritas por mulheres e corpos feminizados possam re-existir dentro de uma perspectiva plural, confrontando uma noção única de cânone presente nos currículos. Reelaborar conceitos e palavras da crítica literária para que alcancem a potência da literatura produzida por mulheres, com especial atenção à autoria de mulheres negras. Impulsionar a pesquisa sobre ensino da literatura afro-brasileira.
|
M/D
|
Anna Herron More
|
Políticas do texto literário:ética,afeto e ação |
M/D
|
Danglei de Castro Pereira
|
Historiografia literária, ensino de literatura, poéticas do século XIX e sua atualidade na literatura |
M/D
|
Elga Laborde
|
A desestruturação da linguagem na literatura contemporânea latino-americana
|
M/D
|
Elizabeth de Andrade Lima Hazin
|
A construção textual em OsmanLins |
M/D
|
Erivelto Carvalho da Rocha
|
Problemas de recepção e intertextualidade |
M/D
|
Fabrícia Walace Rodrigues
|
Poéticas da memória
|
M/D
|
Patrícia Trindade Nakagome
|
Leitura, ensino de literatura, literatura comparada, literatura contemporânea em língua portuguesa.
|
|
Piero Eyben
|
Desconstrução e aporia: ética das formas estéticas |
M/D
|
Robson Tinoco Coelho
|
Literaturaesociedade:textoliterário,educaçãoeleitura |
M/D
|