Breve Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Literatura - Póslit do Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília teve início em 1975 com o curso de mestrado e em 1998 passou a oferecer o curso de doutorado. Recebeu a NOTA 5 na avaliação trienal 2008 - 2010, mantendo esta nota nas últimas avaliações, o que confirma a consistência e a qualidade do desempenho de seu corpo docente e discente que alicerçam a importância das ações de pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Literatura, bem como sua atuação e relevância acadêmica no País, principalmente, na região Centro-Oeste e Norte do Brasil.


Premissas do PÓSLIT

1. Perspectiva orgânica - Valorização do espaço colegiado em todos os seus níveis institucionais e afirmação do Póslit como presença ativa no espaço das instâncias superiores da UnB como diversos membros ocupando vagas no CEPE e CONSUNI.

2 Perspectiva operacional- Implantação de ações acadêmico-administrativas a partir de um Plano de Metas visando o curto, o médio e o longo prazos (mês, semestre, ano/biênio) com as responsabilidades definidas para os três segmentos: docentes, discentes e técnicos administrativos.

3. Perspectiva integradora–colaboração com docentes e discentes, com a chefia do Departamento , a direção do Instituto de Letras, sua unidade acadêmica, e com o Decanato de Pesquisa e Pós-graduação para a continuidade e a otimização de uma pauta de realizações conjuntas em consonância com a missão formativa dos docentes pesquisadores do Programa.


II - Objetivos 

OBJETIVO GERAL

 
O Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓSLIT) do Instituto de Letras da Universidade de Brasília tem como objetivo geral promover a competência científica, contribuindo para a formação de docentes, pesquisadores e outros profissionais de alto nível ao promover pesquisas e reflexões sobre as relações entre Literatura e práticas sociais e sobre a produção e recepção da Literatura como prática social.


Objetivos específicos 

1. Estudar as tendências estéticas e abordagens teóricas da Literatura, incluindo a produção contemporânea, especialmente nos seguintes aspectos: representação de grupos marginais; representação dos conflitos e choques culturais; a relação da Literatura com outras artes e com outras áreas do saber; a relação entre a produção literária dos países periféricos e a hegemonia econômica e cultural dos países centrais; as relações entre historiografia literária e ideologia e a problematização do sujeito pós-moderno na representação literária.

2. estudar as transformações do conceito de Literatura, incluindo a relações entre a produção contemporânea e o cânone ocidental e oriental;

3. promover a integração da Pós-Graduação com a Graduação e a sociedade;

4. promover ações culturais e educacionais em consonância com as reflexões resultantes das pesquisas.


Perfil do egresso

O egresso do Póslit, a partir da formação no Programa de Pós-graduação em Literatura, deve ser plenamente capacitado para atuar na área específica de sua formação, bem como na grande área de Letras em uma relação reflexiva com a cultura brasileira e as práticas sociais, visto que a estrutura curricular do Póslit tem propiciado os estudos inter e transdisciplinares na formação do pesquisador em Literatura . Os egressos devem, ainda, relacionar criticamente os conteúdos de teoria da literatura e a aplicação pratica destas correntes teóricas de forma a promover a democratização do saber por meio de atuação na Educação Superior, na educação Básica e, na medida do possível, na sociedade civil de forma a contribuir para a formação cultural do Brasil.

É esperado que o egresso mobilize criticamente os conhecimentos adquiridos em sua formação e possa reproduzir estes conhecimentos em ações de pesquisa, ensino e extensão.


Linhas de Pesquisa do Póslit

Crítica Literária Dialética
Estudos Literários Comparados
Literatura e Outras Artes
Representação na Literatura Contemporânea
Políticas e poéticas do texto



No Menu Docente e no submenu Linhas de Pesquisa se apresenta os dados de cada um dos professores, bem como a qual linha de pesquisa está vinculado


Grupos de Pesquisa


O Programa consta com 15 Grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq diretamente ligados às Linhas, havendo a integração entre pós-graduação e graduação por intermédio do Programa de Iniciação Científica e a oferta de disciplinas de Estágio docente. Por meio da atuação orientada dos doutorandos nessas disciplinas o vínculo dos níveis acadêmicos é demonstrado,  incentivando a formação dos jovens pesquisadores.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PÓSLIT - CPGL

O Programa conta com uma Comissão de Pós-Graduação historicamente atuante que auxilia o Coordenador na execução das políticas de pós-graduação e na aplicação dos recursos do programa. A Comissão de Pós-Graduação é atualmente composta pelo seu presidente, o Coordenador de Pós-Graduação, a coordenadora substituta e por cinco professores do programa, representando cada uma das cinco Linhas de Pesquisa, além do representante dos alunos.

Na Comissão de Pós-Graduação do Póslit cada uma das linhas é coordenada por um docente eleito por seus pares e que faz parte da Comissão de Pós-Graduação em Literatura - CPGL.  A CPGL desenvolve atividades como: avaliação periódica de desempenho interno , bem como a divulgação dos produtos  -dissertações, teses, ensaios e outros- desenvolvidos no âmbito de cada uma, por meio de seminários. Cabe ressaltar que a organicidade estrutural do PÓSLIT vem sendo mantida desde 2012 e a CPGL demonstra a preocupação com as democratização das ações de gestão do Programa.


Comissão de bolsas do PÓSLIT - CB

O PÓSLIT conta com uma Comissão interna de bolsas que avalia, indica e acompanha o desenvolvimento das bolsas no Programa. as bolsas são atribuídas anualmente POR MEIO DA REOLUÇÃO 01/2017, disponível em: http://poslit.unb.br/ . As bolsas tem duração de 24 meses para  o Metrado e 48 meses para o doutorado. Em 2017 foram indicados os seguintes membros para a Comissão de bolsas do  PÓLSIT. Danglei de Castro Pereira (presidente), Edvaldo Bergamo (membro docente), Patrícia Nakagome Trindade (membro docente) e Eduardo Dias da Silva (representante discente).


Comissão de Orçamento do PÓSLIT - CB

 

O PÓSLIT conta com uma Comissão interna de orçamento que avalia e acompanha a gestão oramentária do Programa desenvolvendo ações que otimizam a aplicação de recursos no PósLit São membros da CO do  PÓLSIT:  Danglei de Castro Pereira (presidente), Anna H. MOre (membro docente), Claudio Braga (membro docente), Paulo Thomaz (membro docente) e Eduardo Dias da Silva (representante discente).

 

Projetos de Pesquisa

Todos os Projetos de pesquisas estão ligados às Linhas de pesquisa e vinculados aos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq. Destes projetos derivam e se alhiam os trabalhos de orientação de Mestrado e Doutorado. Desde o ingresso no Programa é solicitado aos mestrandos e doutorandos a apresentação de um anteprojeto de pesquisa vinculado a uma das Linhas do Póslit. Uma vez selecionado, o orientando escolhe o seu orientador e é incorporado ao projeto de pesquisa desenvolvido por este. Essa sistemática tornou o Programa mais produtivo e eliminou a possibilidade de não-vinculação entre dissertações/teses nas Linhas de pesquisa.


Coordenadores do programa - de 1996 a 2017:

  • Hermenegildo Bastos - Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada - 1996-1998 e 2001-2003
    Rogério da Silva Lima - Doutor em Ciência da Literatura - 2003-2005 e 2005-2007.
  • João Vianney C. Nuto - Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - 2007-2009 e 2009-2011.
  • André Luís Gomes - Doutor em Literatura Brasileira - 2011-2013.
  • Piero L. Zanetti Eyben - Doutor em Teoria Literária e Literatura - 2013-2015.
  • Sylvia Helena Cyntrão - Doutora em Literatura Brasileira - 2015-2017
  • Danglei de Castro Pereira - Doutor em Letras - 2017